top of page
Há mais de seis mil anos também era assim
História 1
Tartaruga, faia e salmão seriam as palavras mais antigas da língua mãe indo-europeia. Os linguistas acreditavam que se a encontrassem juntas isto indicaria o encontro de todas as línguas, portanto o início delas, e da primeira língua. As encontraram sim nos rios Elba, Order e Reno. Ao norte da Alemanha por exemplo, havia a palavra tartaruga, contudo, nenhum sinal do réptil. Encontraram as palavras mas não conseguiram acreditá-las.
História dois
Uma teoria de um filósofo alemão Johann Herder chamana bow-wow ou cuckoo diz que as primeiras palavras seriam como imitações dos gritos de animais e pássaros. A data mais distante de nossa língua mãe está para entre 100.000 e 200.000 anos atrás, segundo Alfredo Trombetti, perto do aparecimento do Homo Sapiens. Bengtson e Ruhlen identificaram 27 etimologias globais, em doze filos de linguagem, entre elas, a palavra água: k´´ā, nki, engi, ak’wa, rts’q’a, nīru, akwā, ʔoχwa, namaw, okho, gugu e akwā.
História três
Cinco mil anos atrás cavaleiros nômades cruzaram a estepe ucraniana em direção a europa e partes da asia. Eles trouxeram um idioma que é a raiz de muitos falados hoje, incluindo inglês, espanhol, hindi, russo e persa. Essa é a explicação mais amplamente aceita para a origem desta língua antiga. Algumas palavras, incluindo “água” (wód), seriam a prova.
História quatro
A palavra maia Thallac que dá significar algo que não é sólido é parecido com Thallath, deusa do caos da Babilônia. Lembra ainda thalassa, mar em grego, e Tlaloc, o deus asteca da chuva.
História cinco
As palavras vieram com os peixes, os pássaros, à barco, à cavalo. Terra, ar, fogo, terra. E não somente. Há relatos de povos originários brasileiros cujas línguas já chegaram a ser extintas agora estarem em processo de trazê-las de volta. Por meio do ensinamento dos espíritos, se reúnem, estudam, e recebem assim as novas velhas palavras.
com o pensamento em um poema da poeta imaginária Astra Toledo.
chove em porto alegre,
27 de outubro de 2020.
bottom of page